O TEMPLO DA SABEDORIA E COMPREENSÃO
Cashmire - Índia

Hierarca: Mestre KUTHUMI
Cor da Chama: Amarelo-Ouro
Atributos: Sabedoria, Compreensão e Paciência
Música: - Cashmire-Song (Friden)

* * *

O CENTRO DE LUZ DO MESTRE KUTHUMI EM CASHMIRE

    Na superfície terrestre, existem lugares especialmente apropriados para o recolhimento e a irradiação de Forças cósmicas. Eles estimulam aspirações espirituais e concentração. Lá, sente o ser humano, em sua senda à perfeição, lhe ser mais fácil conseguir uma consciência mais pura e elevada, além de dominar seu ser exterior.
    Nas montanhas da Cashmire, é guardado o Templo da Sabedoria pelo grande Mestre KUTHUMI. Como professor universal, ele considera sua tarefa especial, preparar os alunos, tornando-os professores e educadores para as gerações futuras.
    Este também deveria ser o desejo de cada dedicado Aluno da Luz. Os "Mestres do Manto Dourado", que aqui se reúnem, instruem as correntes de vida, vindas de todo o Mundo, que se interessam pela educação profana ou religiosa das pessoas. Através da sabedoria destes grandes professores, cada candidato é direcionado a um determinado grupo, onde seus próprios interesses especiais são comentados e promovidos. Existem grupos de aspirantes, com mantos amarelos, que se reúnem ao redor de um Mestre de orientação espiritual oriental. Alunos adiantados oferecem-se para ajudar àqueles buscadores que querem vivenciar a iluminação de sua consciência a ativar em si as Forças do Segundo Raio.
    A inigualável brandura do grande Mestre também se espelha na paisagem e nos arredores do Templo, e o visitante mergulha na vibração harmoniosa, antes que se abram para ele os portões das galerias da Sabedoria e da Compreensão. Também a Paciência é uma virtude preponderante, inserida na irradiação amarelo-dourado. Em sua anterior encarnação como o Santo Francisco de Assis, o Mestre KUTHUMI desenvolveu estas qualidades Também nas relações com a natureza e os animais ele irradiou sua Força do Amor, de maneira que estes o procuravam sem receio.
    Em sua encarnação, como o grande Filósofo e Matemático, Pitágoras, ele já tinha criado a conhecidíssima Escola de Kroton , onde pessoas de todo o Mundo aperfeiçoavam seu saber e seus reconhecimentos.
    Sabedoria e Paciência fazem parte uma da outra. A Sabedoria em qualquer atividade resulta da Paciência, que não pode vigorar na precipitação e pressa do Mundo terreno. Na Sabedoria, na Compreensão das fraquezas e erros das pessoas, floresce o Amor a toda vida aprisionada, e o forte desejo de prestar ajuda na libertação da humanidade. Que a Paz, a Sabedoria e o Amor também preencham os corações dos alunos, além da gratidão pela possibilidade do Servir, por todos os ensinamentos que lhes são proporcionados nos Centros de Luz.

* * *

DE PALESTRAS DO MESTRE KUTHUMI

    Alunos da Luz, amigos de antigas eras!
    Muitas vezes peregrinamos juntos na Terra. Nem sempre este caminho acontecia a serviço da Luz, porém sempre uma nesga dessa Luz estava ancorada em vocês, e esta, finalmente nessa vida, os conduziu ao verdadeiro Caminho da Luz. Despertou em vocês o reconhecimento de que a vida não consiste somente de fadiga e trabalho no sentido exterior. mas que as forças espirituais, existentes em seu interior, esperam por desenvolvimento, elas deveriam ser evidenciadas e dirigidas ao Mundo.
    Esta idéia cresceu em vocês, e vemos com satisfação o progresso de cada aluno, quando depois de algum tempo olhamos para seus corações.
    Sabemos perfeitamente que as Forças guardadas em nosso Templo em Cashemire nem sempre despertam seu entusiasmo. O que significa Paciência para vocês? Em seu Mundo atordoado, ela não é apreciada, no entanto, é tão importante aprender a ter Paciência. O próprio Caminho Espiritual exige Paciência de vocês. Nada pode ser feito com precipitação, cada degrau ascendente precisa ser conquistado pelos seus pés, porém, de vez em quando, há um retrocesso que precisa ser recuperado.
    Aqui pretendemos ensinar-lhes como é constituído o Caminho de cada um de vocês e fazer com que reconheçam o Plano de sua vida. Levaremos à sua vida terrena todas as oportunidades que deverão servir para reconhecerem cada vez melhor seu Caminho e seu alvo. Os passos que levam a ele, às vezes não precisam ser penosos para seus pés e nele podem existir muitas pedras. Porém, não esmoreçam. amados amigos, continuem olhando para a frente e para cima. Existe tanta beleza em seu caminho ao alto, que às vezes perdem de vista, porque o Caminho lhes parece muito pesado. Olhem ao seu redor, observem sua vida, quantas boas Forças já lhes ajudaram, quantas vezes os problemas foram diminuídos, quando se dirigiram aos seus Amigos na Luz! Continuem agindo dessa forma, estamos à disposição de cada um. Sentimo-nos gratos a cada aluno e nos esforçamos para dirigir ao seu Mundo nossa Luz e nossas Forças.
    Portanto, nós os conclamamos: Venham, amados alunos, aceitem o que temos para vocês em dádivas e Forças, inteiramente à sua disposição. Reconheçam cada vez melhor o Caminho e os diferentes degraus e façam uso de nosso auxílio, se dele necessitarem. Esta é uma promessa, à qual sempre poderão reportar-se. Nós os saudamos em nossas fileiras, na irradiação da Chama dourada da Paciência, da Sabedoria, da Fraternidade e da Compreensão - e do Amor. Absorvam tudo isto e o levem ao seu Mundo, e sejam nossos amados alunos e amigos, que conosco trilham o Caminho da libertação da Terra.

* * *

    Hoje, gostaria de dizer-lhes algumas palavras sobre a Paciência, uma virtude ainda muito difícil de ser apreendida pela maioria das pessoas. Já em sua vida diária, na relação com seus próximos, a Paciência é indispensável e muito mais ainda na convivência com aqueles que procuram sua ajuda, e, como vocês, estão no Caminho à Luz. Paciência, também, com aqueles que ainda não reconheceram o porquê de estarem aqui, como deveriam formular sua vida e ignoram o que vem depois. Paciência de par com amor é insuperável e lhes cria um espaço de Luz, no qual estarão abrigados e poderão resistir a todas as agressões.
    Este desejável alvo deverá ser atingido sem demora, pois as exigências à sua Paciência crescerão na medida em que mais pessoas encontrarem o Caminho da Luz, e esse tempo está muito próximo, meus amigos! Crescerá a demanda pelas normas da vida e as possibilidades de evolução. Portanto, armem-se com Paciência, exercitem-na em todos os encontros da vida diária.
    Também faz parte da Paciência o saber escutar, que a maioria das pessoas desaprenderam. Elas estão tão ocupadas com todos os seus desejos e pensamentos pessoais, que geralmente possuem pouca inclinação para escutar os outros. Também isto eu gostaria de recomendar aos seus corações. Cada buscador da Luz, ligado a nós, em alguma ocasião terá oportunidades de transmitir aquilo que aprendeu - e então começam as provas de sua paciência.
    O puro Amor também inclui a Paciência. Ele não pede nada para si, porém abre as comportas para as puras Forças da Luz para todos aqueles que entram em seu mundo. O Amor é a mais elevada das virtudes, mas a aprendizagem do puro Amor pressupõe a Paciência.
    Meus amigos, meditem sobre estas poucas palavras e procurem praticá-las em seu dia a dia. Estou ao seu lado, quando necessitarem de Paciência. Um pensamento em mim e eu lhes ajudarei a praticá-la.

Seu KUTHUMI, com amor

* * *
 

RELAÇÃO DOS CENTROS DE LUZ