O TEMPLO DA ILUMINAÇÃO
Nos Andes

Hierarcas: Deus e Deusa MERU
Cor da Chama: Ouro e Rosa
Atributos: Iluminação
Música:  SOM - Faith of Our Fathers (de Hemy/Walton) 

* * *

O TEMPLO DO GRANDE MERU, nos Andes

    Um dos grandes e mais antigos Focos de Luz é o Templo da Iluminação, situado nas elevadas regiões da Cordilheira dos Andes, na América do Sul, próximo ao lago Titicaca. Aqui está ancorado o Raio feminino, que se une ao Raio masculino na cordilheira Himalaia. Através da Irradiação aqui guardada devem ser atraídas as pessoas maduras a fim de preparar a América do Sul para o aparecimento de uma nova humanidade.
    A partir do vale, é necessário subir bem alto para chegar ao pé do monte MERU e, se o visitante não tiver conhecimento do significado espiritual, pode acontecer que ele passe da singela choupana, que guarda a entrada a esse Foco de Luz. Esse lugar solitário foi escolhido conscientemente para evitar que peregrinos excessivamente curiosos possam chegar a esse santo lugar. Sem ser perturbada pelos pensamentos e sentimentos das pessoas que se desenvolvem no planeta Terra, a Fraternidade da Iluminação irradia a Chama para a bênção da vida.
    Se o aluno for considerado digno de penetrar no Templo da Iluminação, ele encontrará um modesto guia, geralmente uma bela figura, com os traços da cultura incaica tanto na fisionomia como no corpo. Ele afasta um biombo e uma comprida galeria iluminada se apresenta ao aluno e seu condutor. Nas paredes afloram os ricos veios de ouro das montanhas Andinas, que brilham ao reflexo da luz.
    No fim dessa galeria chegamos a um grande recinto, onde o Raio da Iluminação brota da terra e chameja como um grande Sol dourado. Aqui permanecemos e absorvemos a Luz da Iluminação divina, para levá-la ao nosso mundo e nos tornamos também um Centro Irradiador, no qual muitas pessoas poderão aquecer-se.
    A verdadeira Iluminação divina produz no aluno um aumento de humildade perante seu divino EU SOU e os Seres de Luz que ajudam na evolução terrestre e vigiam o desenvolvimento das pessoas até chegar ao Ser divino. A Fraternidade da Iluminação dá as boas-vindas em seu Foco de Luz a todo aluno sincero, que se esforça pelo desdobramento de suas virtudes, a fim de utilizá-las para a bênção da humanidade.

* * *

DE PALESTRAS DO MESTRE MERU

    O objetivo da Fraternidade da Luz para o planeta Terra é o profundo sentimento da coesão da vida de qualquer forma com os seres da natureza, os elementos e a irmandade entre as pessoas e o mundo animal. As pessoas que, como vocês, aspiram atingir esse alvo, estão no caminho correto, pois não existe possibilidade de evolução sem reconhecer a unidade de toda vida e o propósito de agir de acordo com esse reconhecimento. O que impede a pessoa de agir dessa maneira? É o egoísmo que lhe confere o sentimento de superioridade sobre a natureza e o mundo animal, levando-a a abusar de pessoas subdesenvolvidas de acordo com sua opinião. São velhos hábitos que fazem com que as pessoas cheguem a agir dessa maneira, enquanto a "raça branca", em especial, cultivou o sentimento da superioridade.
    As reações se fazem sentir há muito tempo, porém muitas pessoas já acordaram e levam a sério as advertências que se apresentam como fenômenos naturais e doenças incontroláveis. São duros os ensinamentos que muitas pessoas precisam suportar como cargas cármicas por causas anteriores.
    Vemos bons sinais, começando em toda parte a produzir, aos poucos, uma mudança no processo e pensamento da humanidade. Porém muito mais deveria ser feito, a fim de evitar novos erros.
    Dirijam a irradiação da Iluminação e Sabedoria ao Mundo, ao coração das pessoas, para que acordem mais depressa e passem do egoísmo à solidariedade entre si e com a natureza. A responsabilidade pertence a cada um que possui algum conhecimento quanto aos preceitos e relações da vida terrena, portanto, também a vocês alunos. Certamente intervenções ativas também são necessárias, mas vocês têm a possibilidade de contribuir para a mudança com a ajuda das forças dos Raios.
    Façam-no, pois - dirijam a Luz ao Mundo e as trevas terão que se retirar!

* * *

RELAÇÃO DOS CENTROS DE LUZ