O TEMPLO DA LIBERDADE
Situa-se no reino etérico, sobre o Vale do Reno, sul da França.

Hierarca: Mestra ROWENA
Cores das Chamas: rosa, dourada, azul
Atributos: Tolerância e Amor
Músicas: SOM - "Marseillaise"
    - "Piedosa Martha", de Flotow

* * *

O Templo da Mestra ROWENA

    A Cidade de Luz da Chama da Liberdade, há muitos milhares de séculos, antes do Continente Atlântico submergir nas águas revoltas do mar, esteve ancorada no sul da França (agora no plano etérico) com a finalidade de conservar para sempre, nos corações dos homens, o Amor pela Liberdade.
    Sob o nome de "Chateau Liberté", esse Foco de energia concentrada tornou-se conhecido dos estudiosos buscadores da Luz Maior.
    Podemos encontrar esse Centro de Luz se dirigirmos nossa consciência às proximidades do sul da França. Dentro de uma natureza peculiar, espera por nós um suntuoso edifício com o formato de um magnífico castelo da Renascença; através das janelas entreabertas ouve-se música maviosa, cujas melodias estão em sintonia com o reino da natureza onde atuam os seres elementais em suas múltiplas criações. O jardim assemelha-se a um belíssimo roseiral em flor, enguirlandando colunas de mármore rosa. Nos diversos recantos desse belo jardim, vêem-se várias esculturas selecionadas, que representam o alto nível cultural daquela época; e nos descrevem conhecimentos e beleza de profundo teor divino e muita sabedoria, com as quais o discípulo deveria familiarizar-se. Elas eternizam as revelações da vida de grandes homens e mulheres da época, os quais ascenderam a grande altura cósmica e no entanto retornaram para, novamente, serem ocultos pelo véu de maya; mas deixaram como testemunho os tesouros de arte e legendas inspiradoras, verdadeiras maravilhas do passado, repito: não possuem plena consciência de que foram eles os autores das belas-artes.
    "Chateau Liberté", esse é o lar de Mestra ROWENA. Sua atividade consiste em zelar a Chama do Amor pela Liberdade - o terceiro raio da luz solar. Em tempos idos, Mestre PAULO, o Veneziano, ocupava este cargo. Hoje Ele é o MAHA CHOHAN. Em sua encarnação de mestre italiano - pintor PAOLO VERONESE - deu início a uma tela que representa, simbolicamente, a Santíssima Trindade, tendo-a terminado após a Sua ascensão. Este painel encontra-se no "hall" da Cidade de Luz do Amor pela Liberdade e preenche com a sua irradiação todo o recinto, arrebatando o expectador. A pintura expressa as irradiações do Aspecto Deus-Pai. A representação do Filho assemelha-se ao mestre JESUS, o CRISTO ascensionado. O símbolo do Espírito Santo é representado por uma graciosa pomba branca.
    A "Marseillaise", o hino nacional da França, traz à manifestação as vibrações da Chama da Liberdade, cuja cadência pulsa sob os pós dos visitantes. Onde quer que vos encontreis, ao ouvir essa marcha de cadência marcante e brilhante, tendes a sensação de liberdade, tanto em vossa vida particular como coletiva - foi este o objetivo de sua composição no ritmo, na cadência e na combinação dos sons melódicos, acompanhada de palavras que expressam o desejo de uma liberdade total da tirania despótica.
    Os discípulos da Luz que expressam as irradiações e características da tolerância em relação ao seu semelhante, participam das vibrações predominantes que reinam no "Chateau Liberté"; assimilando-as e enviando-as ao mundo, percebem as bênçãos de todos aqueles que aqui servem, e onde as Suas forças estão ancoradas.

* * *

Palavras de Mestra ROWENA

    Os sons (a freqüência vibratória da marcha "MarseiIlaise") estão carregados pela ação e esforços de muitos homens que desde longas datas idealizaram a liberdade e, contudo, às vezes erroneamente a usaram, pois a liberdade que vós, discípulos, anelais e cuja vibração está contida nessa melodia vai muito além do conceito humano. A Liberdade a que nos referimos está muito acima: É a liberdade do espírito e com ela todas as aspirações que servem ao verdadeiro objetivo da liberdade. A liberdade que gostaríamos de cultivar em vossos corações é a liberdade dos grilhões, que há milênios gerastes, e que oprimem e sobrecarregam a humanidade. Livrai-vos dessas cadeias que vos prendem às esferas inferiores. Livrai-vos, para que o vosso espírito possa desenvolver-se livremente.
    Se freqüentardes o Templo da Liberdade então esta virtude permanecerá ancorada em vós. Em todas as ocasiões que aqui compareceis a vossa Luz aumenta, podendo levá-la aonde vos apraz. Nossa tarefa e responsabilidade consistem em esclarecer os queridos discípulos sobre o verdadeiro conceito da Liberdade, tanto quanto possais compreender, possibilitando-vos a desejá-la conforme vosso conhecimento atual.
    A Grande Lei Cósmica que conheceis é válida para todas as pessoas - quer queiram ou não compreendê-la. Entretanto, para vós que lentamente desenvolvestes a compreensão, aproximam-se, mais e mais, as altas metas que foram previstas para a global evolução da Vida. Estas metas são degraus que devem ser galgados, degrau por degrau, e um deles é a Lei do Amor; é preciso conhecê-La e vivenciá-la intensamente. Este é um ponto de doutrinação no Templo da Liberdade. Amor a toda vida é uma necessidade premente para alcançar o grande objetivo.
    Nós vos convidamos para banhar-vos nesta poderosa Chama Trina e assimilar a força que aqui é sustentada, a fim de que em vossos corações Ela possa continuar a expandir-se, aumentando a força e o poder do Amor que vos leva à Liberdade.

ROWENA

* * *

RELAÇÃO DOS CENTROS DE LUZ